EXERCÍCIO DA COERÊNCIA CARDÍACA: a porta para a inteligência emocional e saúde integral!
- Dra Katia Rubim

- 27 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Mente e coração: dois em um 📷<3 ... não é "a toa" que a medicina milenar considera uma coisa só...chamada de shenmen

<3
Antigamente a gente pensava que apenas o cérebro mandava informação para o coração. Hoje pelos estudos da neurociência, já sabemos que há uma rede intracardíaca de neurônios (40 mil), um cérebro dentro do coração, e sim, essas informações vão do coração para o cérebro.
A comunicação perfeita do coração com o cérebro é vital, a funcionalidade do nosso corpo depende dessa coerência cardíaca - cerebral. Tudo vai depender de como o padrão emocional chega ao cérebro(padrão emocional positivo ou negativo).
Quando o coração acelera por causa do estresse, ansiedade, pânico, prejudica o funcionamento cerebral, acarretando numa desordem para o corpo todo num efeito "dominó".
Por isso que, quando alguém sofre de crise de pânico, tem taquicardia, sensação de morte, sudorese. Acontece devido a diminuição da variabilidade cardíaca, ou seja, diminuição da comunicação do coração com o cérebro e um bloqueio das funções cerebrais e atuação intensa dos hormônios do estresse(cortisol e noradrenalina). Dessa forma, um colapso acontece internamente e tudo fica confuso.
E o contrário é verdadeiro, quando numa situação adversa alguém tem auto-controle(parar e respirar e refletir), ocorre uma resposta positiva no organismo, por exemplo, discernimento, atitudes assertivas.
POR ISSO! VAMOS TREINAR NOSSA COERÊNCIA CARDÍACA!
Através de um exercício simples, é possível comunicar diversas áreas cerebrais e um trabalho mais ameno do coração sem sobrecarrega-lo e uma resposta positiva harmoniosa para todo o corpo e deposição do hormônio do bem(beta-endorfina, serotonina).
Alguns estudos provam que esse exercício aumenta significativamente a função cerebral de modo que:
aumenta em 40% a memória de longo prazo aumenta em 24% memória de curto prazo aumenta a habilidade de foco e concentração habilidade de processar informações e tempo de reação capacidade de aprendizado Aumenta a longevidade Aumenta a resiliencia nas adversidades Aumenta a imunidade Aumenta a flexibilidade cognitiva,raciocínio Aumenta a intuição, criatividade, felicidade, performance no trabalho Aumenta a capacidade de resolver problemas Melhora o discernimento
Não dói, é rápido e pode fazer a qualquer hora e num lugar mais tranquilo!
Quer aprender? Escreva aí nos comentários: "EU QUERO" Dra Katia Rubim




Comentários